Para o V Colóquio nacional do FCLRDB, temos a honra de contar com uma ilustração do nosso eterno e querido artista Carybé. Uma imagem, uma viagem, um voo poético e corporal. Curiosamente, Hector Julio Paride Bernabó, argentino de nascença e naturalizado brasileiro, adotou Salvador como sua morada e seu grande berço de criação e inspiração, deixando pela cidade suas grandes obras. Ainda, pela sua imersão na religiosidade afro-brasileira se tornou filho do Ilê Axé Opô Afonjá.
Suas obras também podem ser encontradas no acervo do Museu Afro-Brasil.
Agradecemos, novamente, a generosidade da sua filha Solange Bernabó por nos conceder o uso dessa grande obra do Carybé, que já ilustrou um grande universo da literatura como, por exemplo: ‘Macunaíma’ (Mário de Andrade), ‘Robinson Crusoé’ (Daniel Defoe), ‘A Borboleta Amarela’ (Rubem Braga), ‘Cem Anos de Solidão (Gabriel Garcia Marquez), ‘A Casa Verde’ (Mário Vargas Llosa), ‘ Jubiabá’, ‘ A morte e a Morte de Quincas Berro D´Água’ (JorgeAmado) … e outros tantos.
Além da nossa programação, que pode ser conferida em nosso site https://epfclrdb.com.br/, convidamos você a conhecer a obra de Carybé na galeria fundada por ele e sua esposa, Nancy Bernabó, na ladeira da Barra, através do links do Facebook e Instagram:
https://m.facebook.com/oxumarte
https://www.instagram.com/oxumarte
Nos encontraremos em breve. Axé!
Nosso abraço!
Fórum do Campo Lacaniano Rede Diagonal Brasil – FCLRDB