A EPFCL-RDB (Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – Rede Diagonal Brasil) é resultante, em primeiro lugar, do desejo de muitos membros da IF-EPFCL (Internacional dos Fóruns Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano), da Escola (Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano), muitos dos quais Membros Fundadores da EPFCL (2001), vários deles presentes em Barcelona em 1998 quando da cisão com a AMP (Associação Mundial de Psicanálise). Desejo este de perseverar na aposta da contra-experiência e no laço de trabalho transferêncial com essa Escola e essa comunidade psicanalítica (IF-EPFCL) que ajudaram a construir e a sustentar nesta que, metaforicamente, é chamada Terra Brasilis.
Inicialmente, em maio de 2015, foi lançada e acolhida, em reunião com o CRIF Brasil (Colegiado de Representantes da Internacional dos Fóruns / Brasil) e o CD Brasil (Colégio de Delegados do Brasil), a RDB (Rede Diagonal Brasil), composta por 43 membros da IF-EPFCL, sendo 19 MEs (Membrosde Escola) e 08 AMEs (Analistas Membro de Escola) e 04 Fóruns do Campo Lacaniano, membros institucionais da IF-EPFCL (FCLs Natal, Petrópolis, Recife, Diagonal Belo Horizonte, além da presença de membros individuais em Rio de Janeiro e Salvador). Esta iniciativa decorreu de um trabalho de estudo, pesquisa e reflexão sobre os textos institucionais que fundamentam a comunidade da IF-EPFCL e sua Escola).
A Rede Diagonal Brasil, entre sua criação em 2015 e 2018, evoluiu ampliando seu número de membros da IF-EPFCL, atualizou alterações no seu número de Membros de Escola e AMEs e de implantação efetiva em outras cidades (Aracaju, Niterói e Salvador), sempre seguindo as normas preconizadas nas Assembleias Gerais internacionais e as modificações dos texto institucionais, porventura deliberadas. Buscou com regularidade o contato com os CIGs (Colegiados Internacionais da Garantia) para orientações a respeito de questões atinentes à Escola, a saber, a garantia da Escola e sua episteme organizadas em pertencimento institucional a DELs (Dispositivos Epistêmicos Locais) locais e reportando-se aos CRIFs quando necessário ao aprimoramento de aspectos a eles relacionados, bem como participação dos Delegados em reuniões, quando promovidas pelo CRIF Brasil.
Em 2018 , antes da realização das Assembleias Gerais internacionais de Barcelona, no período de debate internacional sobre as modificações na Carta de Princípios da IF-EPFCL, o então Colegiado de Orientação da Rede coordenou um debate nacional acerca das categorias de pertencimento – Fórum Principal e Outros Fóruns que seriam votadas e implantadas na Assembleia Geral setembro de 2018. Como conclusão deste debate e consulta a todos os membros e Fóruns locais componentes da Rede, foi deliberada a transformação, e a substituição, dos múltiplos Fóruns (Diagonal Belo Horizonte, Natal, Niterói, Petrópolis e Recife e a inclusão dos membros já existentes em Aracaju, Salvador e São Paulo) em um Fórum nacional (FCL-RDB) convergindo para este todos os membros. Recebeu-se orientação do Secretariado do CRIF para a condução do procedimento, bastando para tanto a informação oficial e que cada membro encaminhasse uma carta ao CRIF e à Moderadora declarando a opção de ter o FCL-RDB como Fórum Principal. Em 2019, na Assembleia Geral em Petrópolis, durante o IV Colóquio, foi alterado para Fórum do Campo Lacaniano – Rede Diagonal Brasil.
Em setembro de 2020, a aprovação em Assembleia de Votantes da EPFCL de uma Comissão ad hoc, no seio do CIG, para entrada de novos Membros de Escola abriu ao FCL-RDB a possibilidade de compor um Dispositivo Epistêmico Local (DEL). As eleições foram realizadas e tomaram posse em 13/07/2021. Assim sendo, seu conjunto Fórum-Escola, pertencente ao Campo Lacaniano, integrar-se-á à Escola, a EPFCL, passando a denominar-se Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano-Rede Diagonal Brasil (EPFCL-RDB).
O conjunto Fórum-Escola é federado à Internacional dos Fóruns-Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (IF-EPFCL) e por isso adota sua Carta de Princípios e Anexos, além de seguir os “Princípios diretivos para uma Escola orientada pelos ensinamentos de Sigmund Freud e de Jacques Lacan”, atualizados pelas decisões de suas assembleias internacionais.