clique para ampliar
clique para ampliar
PROPOSTA DE TRABALHO PARA O FCLRDB ARACAJU/SE
2021.1
Coordenação local: Thaisa Aragão Santana
O estudo teórico é um dos três pilares que sustentam uma formação. Freud nos alertava que a psicanálise não poderia ser transmitida e/ou adquirida toda e, muito menos, apenas através da teoria. Daí surgem questões e desafios importantíssimos, por exemplo, para todo aquele que em seu percurso se coloca na posição de tentar ensinar ou transmitir para os pares algo daquilo que já compreendeu e também do que já sabe. O saber teórico é apenas um dos tipos de saber que estão em jogo na formação do psicanalista. Não só os próprios analistas, mas também as instituições de psicanálise da qual fazem parte precisam se dedicar a essa questão. O que ensinar? Como ensinar? O que (se) espera (d)aquele que ensina? O que se espera do ensino?
No tocante à transmissão, ela implica um trabalho com o saber. Implica também uma certa posição subjetiva necessária para que o ensino não fique limitado aos conhecimentos pré-digeridos e plenos de sentidos fechados, teoria morta. Daí se pode pensar nos efeitos imaginários inerentes à ilusão do compreender e do fazer compreender e como isso pode afetar e aparecer através do ensino e da transmissão da psicanálise. Em Faria (2018) vemos a referência ao Seminário 18, onde Lacan diz duas coisas: 1. só se pode compreender o que já se tem na cabeça. 2. não compreender é sinal de que se foi afetado. No Seminário 2 (apud Faria, 2018) Lacan afirma: “Só é ensino verdadeiro aquele que consegue despertar uma insistência daqueles que escutam, esse desejo de saber que só pode surgir quando eles próprios tomaram a medida da ignorância como tal – naquilo que ela é, como tal, fecunda – e isso também vale para aquele que ensina” (apud Faria, 2018, pg.19). Essa tal medida da ignorância é talvez um dos nomes dos desafios inerentes ao discurso analítico e à formação do psicanalista.
A partir disso, apresentamos um plano de trabalho para o Fórum do Campo Lacaniano Rede Diagonal Brasil – Aracaju/SE, no semestre 2021.1. Sugerimos 01 encontro mensal, às terças, 19h30, através da plataforma zoom, com os temas a seguir:
– 09 de março de 2021: O ensino e a transmissão da psicanálise na formação do analista.
Esther Mikowski – Psicanalista, membro da EPFCL, membro do FCLRDB, membro do Projeto Freudiano
– 13 de abril de 2021: Os discursos e seus efeitos no ensino e na transmissão da psicanálise.
Roseli Maria Rodella – Psicanalista, AME da EPFCL, membro do FCLRB e membro do Projeto Freudiano
– 11 de maio de 2021: O cartel: um laço de trabalho e estudo da psicanálise.
Marília Leão – Psicanalista, membro do FCLRDB e membro do Projeto Freudiano
– 08 de junho de 2021: O passe e a transmissão da heresia do final da análise.
Marcia Polido – Psicanalista, membro da EPFCL, membro do FCLRDB e membro do Projeto Freudiano